Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto - BlocoBrasil
Av Torres de Oliveira, 76 - Bairro Jaguaré - São Paulo/ SP - Cep. 05347-902
e-mail: blocobrasil@blocobrasil.com.br
Fone: 11 3768-6917 / 3760-5406
Fone: 11 97150-3010 vivo (segunda-feira à sexta-feira - das 8:00h 17:00h)

Avaliação de Ciclo de Vida Modular


A iniciativa Avaliação de Ciclo de Vida Modular (ACV-m) do CBCS visa criar uma plataforma de informações com indicadores de sustentabilidade de materiais, produtos e componentes para auxiliar profissionais e consumidores na tomada de decisão.

A seleção de materiais, produtos e componentes amparada por critérios ambientais, sociais e econômicos é fundamental para o gerenciamento da sustentabilidade no setor de construção. O projeto ACV- envolve o levantamento de dados de produção junto aos fabricantes e sua consolidação em uma plataforma de consulta, o que permite a fácil e correta comparação entre produtos e fornecedores. Para isso, o CBCS tem como meta envolver o setor de construção para levantamento dos principais produtos, a partir de uma metodologia comum, com manuais e orientações a serem aplicados pelas empresas e setores participantes, para medição e sistematização compatível de dados.

O que é medido no ACV-m?

A iniciativa propõe a identificação de cinco aspectos mínimos, possíveis de serem identificados em qualquer processo: 

 

  • Consumo de energia,

  • Consumo de água,
  • Consumo de matérias-primas,
  • Geração de resíduos,
  • Emissão de CO2.

 

Podem também ser acrescentadas informações de propriedades, como durabilidade, resistência, refletância, entre outras, assim como dados de cunho social de formalidade, legalidade, iniciativas socioambientais, entre outros parâmetros.

 

Além da seleção dos materiais com sustentabilidade, será possível ao setor inventariar e certificar projetos e empreendimentos. Pode-se ressaltar que o mercado já demanda esse tipo de informação e os setores produtivos que oferecerem seus dados de forma correta e transparente demonstram a valorização dessa postura e destacam as vantagens competitivas de seus produtos.

O CBCS quer envolver toda a cadeia do setor de construção nessa iniciativa.