Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto - BlocoBrasil
Av Torres de Oliveira, 76 - Bairro Jaguaré - São Paulo/ SP - Cep. 05347-902
e-mail: blocobrasil@blocobrasil.com.br
Fone: 11 3768-6917 / 3760-5406

Notícias

Boletim da Construção - 35ª edição

Edição 035 - 24 de novembro de 2016.
12º ConstruBusiness tem nova data
 

“É preciso dar condições para a indústria da construção se desenvolver”


O 12º ConstruBusiness – Congresso Brasileiro da Construção, programado para o dia 5 de dezembro na Fiesp, em São Paulo, acontece em um momento importante para a vida econômica e social do país, cabendo ao governo definir um posicionamento visando à retomada das atividades. Essa é a visão de Newton Cavalieri, diretor titular adjunto do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da Fiesp. “O mote do congresso – Investir com Responsabilidade – reforça o que nós, como representantes da indústria da construção, queremos mostrar tanto para o governo quanto para a sociedade”, diz.

Leia mais no Observatório da Construção


CNPS aprova mudanças no cálculo do FAP

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou em 17 de novembro alterações na metodologia do cálculo do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que passarão a valer em 2018. Algumas mudanças foram objeto de discussão no Deconcic, que tem debatido questões relacionadas ao FAP em reuniões coordenadas por Mario William Esper, diretor titular adjunto. Entre as ações do departamento relacionadas a esse tema, destaca-se a realização de um estudo de viabilidade sobre a certificação profissional com vistas à redução das alíquotas do FAP para indústrias paulistas do setor de construção.

Leia mais no Observatório da Construção


Levantamento mostra conclusão de somente 32% das obras do PAC contratadas de 2007 a 2010


Levantamento mostra conclusão de somente 32% das obras do PAC contratadas de 2007 a 2010

Levantamento feito pelo Deconcic com dados do Instituto Trata Brasil mapeia os atrasos e paralisações em empreendimentos contratados entre 2007 e 2010 no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No caso de obras de coleta e tratamento de esgoto, apenas 32% dos 183 contratos analisados haviam sido totalmente concluídos até 2015. Os demais projetos ainda estavam em andamento ou paralisados - ou nem sequer tiveram suas obras iniciadas. Na média, o ritmo de andamento físico das obras indicava um avanço de apenas 43% do total contratado. No caso dos empreendimentos em tratamento e distribuição de água, a pesquisa indicou que somente 41% dos empreendimentos contratados haviam sido totalmente concluídos até 2015. A fração das obras executadas era de 45% do total contratado.

Leia mais no Observatório da Construção


Sondagem da Construção mostra melhora das expectativas do setor


Sondagem da Construção mostra melhora das expectativas do setor

O nível de atividade do setor de construção de São Paulo em outubro registrou alta na comparação com o mês anterior. O indicador passou de 37,1 para 40,8 pontos, permanecendo abaixo da linha de estabilidade (50,0 pontos), o que sinaliza contração. No que se refere à mensuração da atividade em relação ao usual, o indicador também apresentou alta, atingindo 25,6 pontos, ante 25,1 pontos. Os dados são da Sondagem da Construção do Estado de São Paulo, levantamento feito pela CNI e pela Fiesp e divulgado nesta quarta-feira (23/11).

Leia mais no Observatório da Construção


Volume de vendas de materiais de construção tem queda de 12% de janeiro a setembro


Volume de vendas de materiais de construção tem queda de 12% de janeiro a setembro

Nos primeiros nove meses do ano, o volume de vendas de materiais de construção teve queda de 12,0% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a última Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. Em setembro, a retração foi de 10,8% na comparação com o mesmo mês de 2015. Foi a 15ª taxa de variação negativa consecutiva nessa base de comparação interanual.

Leia mais no Observatório da Construção

Indicadores

OBSERVATORIODACONSTRUCAO.COM. BR

Expediente
Diretora Executiva de Marketing e Comunicação: Ana Claudia Fonseca Baruch
Gerência de Comunicação: Rose Matuck | Coordenação: Rodrigo Souza
Redação: Anne Fadul e Graciliano Toni | Projeto gráfico: André Lobato | Diagramação: Michel Avelar

Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr