Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto - BlocoBrasil
Av Torres de Oliveira, 76 - Bairro Jaguaré - São Paulo/ SP - Cep. 05347-902
e-mail: blocobrasil@blocobrasil.com.br
Fone: 11 3768-6917 / 3760-5406
Fone: 11 97150-3010 vivo (segunda-feira à sexta-feira - das 8:00h 17:00h)

Notícias

BlocoBrasil na Concrete Show 2016

Apartamento padrão CDHU para habitação de Interesse social no âmbito dos governos estaduais e federal /Minha Casa, Minha Vida construído com blocos de concreto foi o sucesso do Concrete Show 2016

O estande da BlocoBrasil no Concrete Show foi o mais concorrido da edição 2016 da feira. A atração ali foi a construção, ao longo dos três dias do evento, das paredes com alvenaria estrutural de blocos de concreto de um apartamento padrão CDHU/Minha Casa Minha, Vida com 50 m2 no total, pela equipe de três instrutores e 16 operários que participaram do curso teórico e prática de alvenaria estrutural com blocos de concreto ministrado no local pelo Senai-SP – escola Orlando Laviero Ferraiuolo. “Essa iniciativa da BlocoBrasil, em parceria com o Senai-SP, ABCP e Sinaprocim/Sinprocim, visou a demonstrar aos visitantes do Concrete Show as vantagens técnico-econômicas e o atendimento às exigências da Norma de Desempenho pelas alvenarias/paredes construídas com blocos de concreto”, avaliou o presidente da BlocoBrasil, engenheiro Ramon Barral. Otero destacou também a importância do sistema blocos de concreto na geração de empregos.

 
 
No estande, que tinha área total de 200 m2, além da construção do apartamento padrão CDHU, outra unidade foi marcada virtualmente no piso e placas atestavam a conformidade do sistema com alvenaria de paredes de blocos de concreto à Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575), de acordo com ensaios realizados em sua maioria pela IPT, em relação a itens fundamentais para a segurança e o conforto dos usuários, tais como a resistência ao fogo, o conforto térmico e acústico, a segurança estrutural e a resistência das alvenarias parede aos impactos, entre outros itens. “O sistema construtivo de paredes com blocos de concreto atende perfeitamente às exigências da Norma de Desempenho, desde que sejam usados produtos adquiridos de fabricantes  qualificados no PSQ – Programa setorial da qualidade  certificados e seguidos os parâmetros adequados de projeto”, afirma Claudio Oliveira Silva, gerente de Inovação e Sustentabilidade da ABCP.
 
Para o arquiteto Carlos Alberto Tauil, assessor técnico da BlocoBrasil, esse sistema é utilizado com sucesso há muitas décadas no Brasil e traz inegáveis vantagens técnico-econômicas: “A alvenaria estrutural com blocos de concreto é até 30% mais econômica do que sistemas construtivos convencionais na construção de prédios de até dez pavimentos”. Segundo Tauil, para essa vantagem também colabora a qualificação e o aperfeiçoamento constante da mão de obra no Brasil em relação a esse sistema, por meio de cursos como os ministrados pelas unidades do Senai em todo o Brasil. “Somente na unidade Tatuapé do Senai-SP qualificamos e certificamos, por ano, no curso de alvenaria estrutural com blocos de concreto, em média 300 operários, que saem muito bem preparados para o mercado de trabalho”, explica Vânia Caneschi, coordenadora de Atividades Técnicas da escola do Senai-SP/Tatuapé. 
 
“Normalização completa e atualizada, fabricantes qualificados pelo PSQ-Programa Setorial da Qualidade e que oferecem produtos com garantia de qualidade e mão de obra treinada, além de equipamentos que racionalizam os trabalhos e elevam a produtividade são fatores que fazem o sucesso do sistema de alvenarias paredes construídas com blocos de concreto”, lista o engenheiro Anderson Oliveira, do Sinaprocim/Sinprocim. Todas essas vantagens atraíram um número recorde de espectadores atentos aos trabalhos dos instrutores e pedreiros no levantamento das paredes da unidade padrão CDHU no estande-canteiro da BlocoBrasil no Concrete Show 2016. Entre esses visitantes estavam o presidente da CDHU, Marcos Penido, que foi conferir as qualidades do sistema no estande-canteiro de obras.

       Também esteve no último dia do Concrete Show para visitar a feira e, especialmente, o estande da Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto - Bloco Brasil, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Marcos Penido. Ele acompanhou a construção de dois apartamentos de cerca de 50 m², nos moldes das moradias tipo CDHU, feitos dentro do pavilhão do encontro.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 
 
Mais informações para a imprensa:         
Mandarim Comunicação
Tel. 11 2227-5633
Silvério Rocha – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.